Diagnóstico de demência gera fator de risco para o suicídio

Diagnóstico de demência gera fator de risco para o suicídio

Dificuldade para aceitar a doença, elevados graus de ansiedade e estresse são alguns dos fatores que levam um paciente a ter pensamentos suicidas.

Uma em cada 100 mortes acontece por suicídio, aponta o último levantamento publicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

Há um perigo maior nas fases iniciais da doença e, principalmente, nos primeiros 12 meses após o diagnóstico.

Os pacientes com demência Frontotemporal apresentam grande ameaça comparadas as outras demências.


Fatores que provocam um aumento no risco de suicídio são: elevados graus de ansiedade e stress, dificuldade em aceitar a doença e , principalmente, um quadro depressivo que pode surgir após o diagnóstico.


ATENÇÃO! Para prevenir um evento tão grave como o suicídio, é fundamental reconhecer nos pacientes com demência, indícios de depressão, ansiedade e pensamentos de morte.


A família precisa ficar alerta frente a um idoso recém diagnosticado com demência. Na suspeita de alterações do humor, comunicar ao médico assistente. 


Dr. Camilo Azeredo 

( Neurologista)

CRMMG 38950 RQE 33175

Por Dr. Camilo Azeredo 20 de maio de 2025
Alzheimer e Qualidade de Vida: É Possível Viver com Dignidade?
Por Dr. Camilo Azeredo 20 de maio de 2025
É comum que muitas pessoas usem os termos Alzheimer e demência como se fossem sinônimos, mas eles não significam exatamente a mesma coisa. Entender essa diferença é fundamental para reconhecer sintomas, buscar diagnóstico e oferecer o melhor cuidado possível a quem precisa.
Por Dr. Camilo Azeredo 20 de maio de 2025
A Doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que afeta principalmente pessoas idosas, comprometendo a memória, o pensamento e o comportamento. Identificar os primeiros sinais de Alzheimer pode ser fundamental para um diagnóstico precoce e um acompanhamento adequado.
Laudos Neurológicos para Concursos Públicos com Neurologista Especializado (RQE)
21 de março de 2025
Está se preparando para um concurso público e precisa apresentar um laudo neurológico? Para garantir que seu documento seja aceito pelas bancas examinadoras, é essencial que seja emitido por um neurologista com Registro de Qualificação de Especialista (RQE).
Por Dr. Camilo Azeredo 28 de agosto de 2024
Comunicado do Dr. Camilo Azeredo - Unimed
Qual o tratamento para Alzheimer
3 de agosto de 2022
O tratamento para Alzheimer é feito por meio do uso de medicação contínua, que deve ser indicada pelo médico especialista.
Qual a diferença entre Demência e Alzheimer
3 de agosto de 2022
A demência é um conjunto de doenças caracterizadas pelo declínio cognitivo, sendo o Alzheimer um dos tipos de demência.
Qual o tratamento para a demência vascular?
2 de agosto de 2022
O tratamento para a demência vascular é realizado com o uso de medicamentos para controlar os sintomas, bem como o controle dos fatores de risco.
Qual médico trata a Demência
2 de agosto de 2022
O médico que trata demência é o Neurologista, especialista capaz de diagnosticar e indicar o tratamento adequado. O geriatra e o psiquiatra são outras especialidades aptas a realizar o tratamento.
Qual médico trata alzheimer
1 de agosto de 2022
O médico que trata Alzheimer é o Neurologista, o Geriatra e o Psiquiatra. O Neurologista está entre as especialidades aptas a diagnosticar e tratar o paciente nos mais diversos estágios da doença.
Mais publicações