
Qual médico trata Alzheimer?

O médico que trata Alzheimer é o neurologista, geriatra e o psiquiatra. O Neurologista é um dos especialistas que faz o diagnóstico e tratamento de pacientes com Demência de Alzheimer.
A Demência de Alzheimer é uma doença degenerativa que afeta o cérebro e caracteriza-se pelo declínio cognitivo com prejuízo na autonomia e na independência do paciente.
A doença de Alzheimer é a demência neurodegenerativa mais comum em idosos. A causa não é clara, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
A doença ocorre em decorrência da agregação anormal de proteínas no cérebro que formam as placas senis e os emaranhados neurofibrilares.
As placas senis e os emaranhados neurofibrilares são tóxicos para os neurônios e desta forma causam mal funcionamento ou completa perda das funções destas células do sistema nervoso central.
Quais são os sintomas do Alzheimer?

Os sintomas do Alzheimer variam de acordo com o estágio que o paciente se encontra.
Os principais sintomas que precisamos nos alertar sobre uma possibilidade desta doença são:
- Perda de memória;
- Problemas de linguagem;
- Perda da orientação no tempo e espaço;
- Dificuldade na execução de tarefas já conhecidas;
- Pobreza ou declínio de julgamento (perda da crítica);
- Problemas com pensamentos abstratos;
- Mudança no humor e comportamento;
- Perda de iniciativa;
- Mudança de personalidade
Como é feito o diagnóstico de Alzheimer?

O diagnóstico de Demência de Alzheimer é clínico e depende de uma avaliação médica completa (entrevista, exame físico, exame neurológico e testes cognitivos). Os exames laboratoriais são necessários para descartar outras causas de declínio cognitivo como por exemplo anemia grave, deficiência de vitamina B12 e disfunções da tireoide (hipotireoidismo e hipertireoidismo). Os exames de imagem (tomografia computadorizada do crânio ou ressonância nuclear magnética) são necessários para avaliação de pacientes com suspeita de Demência de Alzheimer e importantes para o diagnóstico diferencial.
O médico para tratar a Demência de Alzheimer poderá realizar outros procedimentos para diagnosticar a patologia com precisão, indicando o tratamento mais adequado para cada paciente.
Como funciona o tratamento para Alzheimer?

O tratamento para Alzheimer não visa a cura, pois infelizmente é uma doença considerada incurável. O tratamento existente visa reduzir a velocidade de progressão da doença e com isto permitir que o paciente permaneça mais tempo independente e com mais autonomia. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado na fase inicial.
Uma vez iniciado, o tratamento precisa ser reavaliado por um médico especialista em Alzheimer e dependendo do estágio este deverá ser revisto.
Os medicamentos que podem ser utilizados são donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina.
Quanto tempo dura o tratamento de Alzheimer?

Uma vez que o tratamento de Alzheimer determinado apresenta eficácia e melhora da qualidade de vida do paciente, o mesmo deve ser mantido. Em casos específicos o tratamento pode mudar conforme o agravamento da doença, no entanto, não deve ser suspenso (apenas em caso de recomendação médica).
Neurologista especialista em Alzheimer
O neurologista especialista em Alzheimer que atende online e na cidade de Betim-MG, Dr. Camilo Azeredo, oferece atendimento completo para pacientes com a doença em todos os seus estágios. O médico é referência pelo atendimento humanizado e acolhedor que oferece aos seus pacientes.
Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo
WhatsApp (31) 98260-6212 e escolher a modalidade de atendimento.