
Descubra os sintomas da narcolepsia

Narcolepsia: Um distúrbio do sono que tem como a principal característica a sonolência excessiva durante o dia.
Pode levar a ataques de sono em situações inesperadas como durante direção, alimentação ou diálogos.
- A paralisia do sono é a incapacidade de se mover ao despertar. A consciência está preservada e geralmente é acompanhada por alucinações e causa um grande desconforto emocional para o paciente. Pode ser aliviada por estímulos sensoriais (por exemplo, ser tocado).
- A cataplexia é caracterizada por perdas repentinas do tônus muscular podendo levar a quedas. Os movimentos respiratórios e dos olhos estão preservados. Ela geralmente é precipitada por emoções (raiva, crises de risos).
- As alucinações hipnagógicas são alucinações vívidas que ocorrem ao adormecer. Elas geralmente são visuais (ex: visão de vultos, animais, pessoas e objetos).
Afeta cerca de 0,02% dos adultos no mundo. Esta doença é mais comum nos homens do que nas mulheres.
Geralmente o diagnóstico é bastante tardio e em média demora 10 anos.
Os exames que geralmente são necessários para o diagnóstico são a polissonografia e o teste de latência múltipla do sono.
O paciente portador de Narcolepsia deverá ter uma boa higiene do sono, evitar bebidas alcóolicas e uso de sedativos. O excesso de carboidratos durante as refeições deve ser evitado. Cochilos durante o dia, principalmente pela manhã e após o almoço pode auxiliar.
Existem medicamentos que podem auxiliar no tratamento dos sintomas da Narcolepsia.
" Este texto é informativo e não substitui uma investigação médica."
Dr. Camilo Azeredo
(Neurologista)
CRMMG 38950 / - RQE Nº 33175